terça-feira, 9 de junho de 2015

Coronel PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA XAVIER - Novo Comandante do CPAmb -


O Coronel PM ROGÉRIO DE OLIVEIRA XAVIER assumiu o CPAmb a partir do dia 1º de junho, em substituição ao Cel PM Cerqueira que se aposentou no final do mês de maio.

O Cel PM Rogério Xavier ingressou na PMESP em 1985, quando iniciou o Curso de Formação de Oficiais. Em 1991, foi classificado no 3º Batalhão de Polícia Florestal (atual 3º BPAmb), no Guarujá, quando desenvolveu diversas atividades relacionadas à defesa da Mata Atlântica e Serra do Mar. Nesse período, quando houve o primeiro grande aporte de recursos na proteção à Mata Atlântica, oriundos do banco alemão KFW, as demandas do componente “Fiscalização Ambiental”, desenvolvidas que eram pelo policiamento ambiental, foram coletadas, elencadas, estruturas e sugeridas pelo então Tenente PM Xavier. Esse trabalho, que se desdobrou em efetivos investimentos na Polícia Ambiental, marcou um período, havido nos anos seguintes, de reversão na tendência de destruição desse significativo bioma no Estado de São Paulo.

Anos após, já no interior do Estado, teve estreito contato com os trabalhos e a necessidade de proteção dos maciços florestais remanescentes do bioma Cerrado, o combate contínuo à caça ilegal, os esforços para minimizar os efeitos da poluição, a proteção das águas superficiais, bem como o defeso da piracema da fauna dos peixes nos inúmeros rios do Estado.

Ao longo dos anos participou de diversos cursos voltados à atividade de proteção ambiental, tais como “Curso de Especialização de Oficiais em “Policiamento Ambiental”, pelo CPAmb; Seminário “Degradação dos Ecossistemas da Baixada Santista” promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a CETESB; Curso “Biologia de Peixes Regionais”, promovido pela UNESP; Curso “Investigação de Causas de Incêndios Florestais”, promovido pelo convênio Brasil e Espanha, através da Embaixada da Espanha (Brasília) e o Governo do Estado de São Paulo; “Curso de Identificação, Prevenção e Controle de Predação por Mamíferos Carnívoros Silvestres”, realizado no Parque Nacional da Serra da Canastra/MG, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente; Pós-graduação em “Gestão Ambiental”, pela FAPERP, Instituição de Ensino vinculada à Unesp; “Curso Internacional de Prevención y Combate a los Incendios Forestales”, no México, tendo sido o único brasileiro a freqüentá-lo; “Curso Superior sobre Protección de Medio Ambiente Y Patrimonio para Oficiales Iberoamericanos”, na Espanha, compondo o primeiro grupo de brasileiros a participar deste curso para gestores policiais ambientais.

O Cel PM Rogério Xavier, ao longo de seus 24 anos de trabalho no Policiamento Ambiental, também desenvolveu palestras e ministrou aulas em inúmeros cursos com a finalidade de aperfeiçoar os diversos atores, policiais e civis, da temática ambiental. Dentre esses cursos que participou como professor cita-se “Curso de Legislação Ambiental”, promovido pela OAB; “1º, 2º e 3º Treinamentos Anuais de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, da Operação Mata Fogo”, como Instrutor nomeado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente; “Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental”, promovido pela Universidade Paulista; “Curso de Atualização em Faunística, Taxionômica e Ecológica”, realizado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp; “Curso de Especialização em Policiamento Ambiental”, para Oficiais e para Sargentos, em diversos anos, pelo CPAmb; “Multiplicadores na Gestão e Combate de Incêndios Florestais em Coberturas Vegetais no Estado de São Paulo”, promovido pelo Comando do Corpo de Bombeiros, mediante agenda conjunta da PMESP e a Secretaria do Meio Ambiente, no “Programa Município Verde Azul”, dentre outros cursos.

Ao longo de sua carreira, o Cel PM Rogério Xavier também foi o Autor de dois Projetos de Educação Ambiental aprovados e financiados pelo Governo do Estado de São Paulo, para a região do 4º BPAmb, os quais foram conduzidos à Programa. Também é autor de um Projeto Aprovado de Geomapeamento Ambiental para os Rios Grande e Turvo. Participou como Membro de Câmara Técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica do Turvo-Grande, onde analisou a viabilidade socioambiental dos diversos projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos. É Perito Oficial pela Secretária Estadual do Meio Ambiente para análise de Incêndios Florestais.

O Cel PM Rogério é casado e pai de duas filhas. Era o Comandante do Policiamento Interior-5, Região de São José do Rio Preto (96 municípios), até que foi designado para ser o Comandante do Policiamento Ambiental do Estado, na função que considera a mais significativa e complexa da sua vida profissional.
Suas metas, além de assegurar a continuidade aos projetos já em curso junto à Secretaria do Meio Ambiente, é promover a capacitação técnica e do conhecimento dos policiais militares do seu CPAmb, incrementar a integração entre o Policiamento Ambiental os demais órgãos do Sistema Ambiental Paulista, bem como potencializar a proteção ambiental preventiva com o uso das ferramentas tecnológicas.

Comentário do Blog - Nós parabenizamos o novo comandante do CPAmb, Cel Rogério Xavier, a professora Patrícia Iglecias, bem como ao governador Geraldo Alckmin . Ao mesmo tempo gostaríamos de solicitar para que empreendessem num programa, onde pudéssemos aumentar espaços, esses classificados como "Refúgio Particular de Animais Nativos". No contexto, importante seria buscar aqueles proprietários rurais que estivessem propensos a disponibilizar suas Reservas Florestais. A motivação a esses proprietários poderia ser provocada por incentivos fiscais. Desta feita, aquelas viaturas adaptadas para o transporte de animais silvestres teriam mais endereços para acomodá-los. Por fim, os animais silvestres seriam preservados e a natureza ganharia mais espaços para a preservação da flora.

Em tempo: flora preservada, significa mais água nos mananciais de superfície, bem como subterrâneos. Abraços e boa Sorte!

Nenhum comentário: