sexta-feira, 20 de junho de 2014

Polícia Ambiental flagra desmatamento de Bioma Mata Atlântica

  Município de Nipoã - SP - Brasil

Fonte: imagens:https://www.facebook.com/quartobpambiental.pmesp?fref=photo
Polícia Militar Ambiental flagra desmatamento de 5,39 hectares de remanescentes de Bioma Mata Atlântica nos municípios de Nipoã e Novo Horizonte/SP
Entre os dias 13 e 18 de junho, Policiais Militares Ambientais da 1ª Companhia de Polícia Ambiental de São José do Rio Preto/SP, durante patrulhamento ambiental na área rural do município de Nipoã/SP, em atendimento a denúncia da Coordenaria de Fiscalização Ambiental, flagraram o desmatamento de 1,86 hectares de um remanescente florestal do bioma mata atlântica. Tal infração só foi detectada através da comparação e sobreposição de imagens de satélites de vários anos, pois assim, foi possível concluir que ao longo de 04 anos a vegetação nativa foi sendo dizimada, chegando há apenas 45% de cobertura vegetal.
O Proprietário do local assumiu a autoria do desmatamento e foi autuado administrativamente com base no artigo 50 da Resolução SMA 48/2014, sendo aplicada uma multa de quase 20 mil reais, além de que responderá pelo crime previsto no artigo 38-A da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98).
Também na cidade de Novo Horizonte/SP, policiais ambientais após denúncia, dirigiram-se a uma propriedade rural, onde constataram o corte de 11 árvores nativas isoladas, sendo que algumas ainda estavam envoltas por cabo de aço utilizado na derrubada. Pelas características locais, os policiais georreferenciaram a área e após a comparação e sobreposição de imagens, puderam identificar o desmatamento de 3,53 hectares de mata nativa, tratando-se de um remanescente florestal do bioma mata atlântica.Pelos atos, o senhor D.T.T. foi autuado administrativamente em cerca de 25 mil reais, tendo infringido a Resolução SMA 48/2014, além de que responderá pelo crime previsto no art. 50 da Lei 9605/98.
A identificação dos desmatamentos só foi possível graças ao uso das ferramentas de inteligência policial. Por isso, a Polícia Ambiental informa que sempre que necessário é realizada a comparação e sobreposição de imagens de satélites, a fim de identificar danos ao meio ambiente. Por essa razão, orienta aos interessados a não realizarem o desmatamento ilegal, pois certamente será identificado através de tais sistemas. Sendo que a melhor forma é através do licenciamento junto aos Órgãos Ambientais.
Denúncias de crimes ambientais pelo telefone 0800113560
Município de Novo Horizonte - SP - Brasil

Fonte: imagens:https://www.facebook.com/quartobpambiental.pmesp?fref=photo
Opinião: eu há muito sugiro para que as autoridades copiem a iniciativa da sobreposicão de imagens, ou seja, não precisa esperar que grandes áreas sejam suprimidas. Os satélites prestam relevantes serviços ao meio ambiente, basta que haja interesse humano em usufruí-los.

Nenhum comentário: