quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Desmatamento na Amazônia Legal entre agosto e novembro de 2012 aumentou 129% em relação ao mesmo período de 2011



Em novembro de 2012, metade (50%) da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens, em especial nos estados do Acre e Mato Grosso que apresentaram 81% e 77% de cobertura de nuvens respectivamente. Isso comprometeu a detecção do desmatamento e da degradação florestal para esse mês através das imagens MODIS utilizadas pelo SAD.
Nessas condições foram detectados somente 55 quilômetros quadrados de desmatamento em novembro de 2012 na Amazônia Legal, o que representou um aumento de 258% em relação a novembro de 2011 quando o desmatamento somou 16 quilômetros quadrados e a cobertura de nuvens foi de 71% de toda área florestal da Amazônia. Essa diferença de cobertura de nuvens pode comprometer a comparação entre os meses de novembro de 2012 e 2011. Leia mais... Fonte: EcoDebate
Comentário:Se houvesse intenção em preservar os recursos naturais da Amazônia, nós estaríamos testemunhando esforços governamentais. Dentre esses esforços, nós sugeriríamos o aumento do efetivo das corporações fiscalizadoras; aproveitamento das imagens dos satélites e maior rigor das leis com relação aqueles que as desobedecem, bem como daqueles que deixam de aplicá-las. 

Nenhum comentário: