segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jornada de Educação e Direito Ambiental (JEDA)


São José do Rio Preto, 09 de agosto de 2012.
Jornada de Educação e Direito Ambiental (JEDA)
Local: Centro Universitário Rio Preto.
Parceria: Polícia Militar Ambiental – UNIRP
Palestrante: Professor Doutor Célio Bertelli.
Palestra – Tema: Novo Código Florestal – Proteção e Conservação dos
Corredores Ecológicos para a Biodiversidade.

A expectativa era imensa, haja vista a complexidade do tema, bem como as discussões que ainda se mantêm no Congresso Nacional. Quando o professor Célio Bertelli demonstrou motivação para ler os textos expostos na tela, eu fiquei preocupado e pensei que poderia cansar o público.

Os textos foram sendo intercalados por imagens, essas mostravam ambientes diversos e focavam os mais diferentes tipos de corredores ecológicos. Na medida em que avançavam, minha mente vislumbrava as APP's da nossa região. Eu ficava a imaginar a possibilidade de os administradores dos municípios envidarem esforços no desenvolvimento de projetos, onde seriam preservadas e revitalizadas todas as áreas de preservação permanente.

Na medida em que empreendessem, estariam possibilitando a preservação da flora, dos recursos hídricos (mananciais) e a grande diversidade faunística regional. Imaginemos que a interligação das matas ciliares de todos os nossos cursos d'água possibilitaria caminhos, e por eles, a vida caminharia. Esses caminhos (corredores ecológicos) impediriam a endogamia, pois possibilitariam o fluxo gênico. Ressalte-se, o desenvolvimento insustentável do agronegócio e a expansão urbana são as principais barreiras do fluxo gênico da região de São José do Rio Preto. Obs.: indivíduos da fauna estão desorientados, por isso a presença constante no perímetro urbano.

Por outro lado, as imagens constantes da palestra mostravam corredores naturais fragmentados. Paralelamente, o professor Célio Bertelli enfatizava que o Ministério Público da região de Franca-SP e Ibiraci- MG interagem e desenvolvem projetos na construção de corredores ecológicos. Talvez, eu não tenha notado, mas não me recordo de ter presenciado imagens desses corredores em construção. Eu gostaria de sugerir ao palestrante para que incluísse essas imagens nas suas palestras e que ao mesmo tempo pudesse oferecer a ideia dos projetos aos prefeitos, bem como ao ministério público da nossa região.

Concluindo, o Engenheiro, Professor Doutor Célio Bertelli fez ótima palestra, pois passo a passo foi por todos ouvido. Na minha opinião foi merecedor de efusivos aplausos. Parabéns!
Fonte/imagem: 4BPAmb

Nenhum comentário: