segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cosméticos e produtos domésticos podem estar causando câncer, redução na fertilidade e obesidade

    Produtos químicos comuns encontrados em cosméticos e produtos de uso doméstico diário podem estar causando problemas médicos tais como câncer, redução da fertilidade e obesidade, alerta órgão europeu.
    A Agência Europeia do Ambiente (AEA) alertou e informou que alguns produtos farmacêuticos também entram na lista por conter desreguladores endócrinos que prejudicam o ser humano.
    Em um estudo publicado, funcionários disseram que havia fortes indícios de danos e advertiram contra o uso, mas não chegou a recomendar total proibição. A agência alertou que cinco classe de substâncias químicas devem ser controladas para uma melhor segurança da saúde geral da população.
    Produtos conhecidos como ftalatos, frequentemente usados em plásticos e pesticidas, bem como bisfenol-A e outros PCB e até parabenos, usados em cosméticos como conservantes em filtros solares, loções faciais e corporais e até em medicamentos, podem provocar danos à saúde.

Constatou-se que alguns produtos químicos desregulam o sistema hormonal:    Pode ser um fator contribuinte para trazer argumentos em desenvolvimento de câncer, diabetes e obesidade, diminuição da fertilidade e aumento do número de problemas neurológicos em seres humanos e animais”, declarou a agência em comunicado oficial. Leia mais 

Nenhum comentário: