sábado, 17 de março de 2012

O exotismo das frutas da Mata Atlântica

Das frutas exóticas da Mata Atlântica, a jabuticaba
está entre as mais populares e conhecidas do público 

Por Vilma Homero 
Você conhece grumixama? Já comeu geleia de uvaia? Para a grande maioria, provavelmente a resposta será “não”. Mas no que depender de  Marcio Schittini, das empresas Tiferet, e Paulo Lima, da Estilo Gourmand, essas frutas da Mata Atlântica, hoje ainda consideradas exóticas, se tornarão mais conhecidas do consumidor. Para isso, eles estão fazendo um mapeamento de frutas nativas no estado, para identificar quais são e em que regiões elas crescem abundantes ou têm potencial para atender demanda comercial. Continue lendo...
Minha opinião:
No ano de 1969, eu e minha família morávamos no município de Colorado - PR e trabalhávamos no café. Nessa época, era mais ou menos assim, o que ganhávamos hoje, não dava para pagar o que havíamos consumido ontem. Dessa forma, carne saboreávamos apenas no pensamento. Todos os dias, ao final do serviço, meu pai ia para casa pelo meio do cafezal e garimpava tomates silvestres e serralhas. Eu passava por uma mata e colhia jabuticabas e por uma pequena várzea colhia almeirão do brejo. Curioso é que mesmo sem querer, tínhamos alimentação mais equilibrada que hoje. Entretanto, eu ressalto, a vida não era doce não e nem mesmo as jabuticabas.
Fonte: EcoDebate.

Nenhum comentário: