segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Portfólio Ambiental


PORTIFÓLIO DO PROJETO GUARDA MIRIM AMBIENTAL

1. APRESENTAÇÃO:

O Projeto Guarda Mirim Ambiental enquadra-se numa estratégia de ação preventiva fundamentada numa cooperação mútua entre o Movimento de Integração e Orientação Social – MEIOS e a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), tendo como público alvo jovens de 14 a 17 anos moradores de bairros carentes da cidade do Natal e como base filosófica a moderna concepção da Responsabilidade Social.

2. OBJETIVOS:

· Proporcionar o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, através de ações educativas que permitam ao adolescente a construção de valores éticos e morais;

· Manter o adolescente freqüentando o ensino fundamental;

· Proporcionar assistência nutricional através do fornecimento de refeições e lanches balanceados que contribuam para a suplementação alimentar;

· Promover a educação ambiental integrada aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, bem como àqueles voltados à prevenção de riscos e danos ambientais.

3. ATIVIDADES:

O processo sócio-educacional tem no seu conteúdo programático a disciplina militar e ambiental, despertando no adolescente a consciência pela defesa e preservação do meio ambiente com responsabilidade e ética.

São sistematizados trabalhos participativos com as famílias, objetivando o fortalecimento dos laços afetivos.

Aos adolescentes são oferecidas as seguintes atividades

· Formação de um grupo teatral;

· Escolinha de Futebol e Karatê;

· Incentivo às ações de voluntariado;

· Aulas de reforço escolar e de educação ambiental;

· Oficinas de: artes, papel reciclado, serigrafia e hotelaria;

· Comemorações históricas, culturais e folclóricas;

· Passeios, trilhas e aulas de campo, valorizando a cultura e conservação ambiental;

· Catequese;

· Disciplina Militar

4. PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ADOLESCENTES:

A população atendida pelo projeto conforme o gráfico 1, concentra sua moradia (68%) em duas zonas urbanas de Natal-RN, onde existe bolsões de pobreza e apresenta altos índices de violência, tráfico de drogas e prostituição infanto-juvenil.

Rendas por zonas de Natal-RN

Zona Norte.........................34%

Zona Oeste.........................34%

Zona Leste..........................11%

Zona Sul.............................11%

Grande Nata........................10%

Fonte: Ficha de Matrícula

Apesar de se constatar um alto índice de moradia própria, vale ressaltar que a maioria são residências de apenas dois ou três cômodos (sala, quarto e banheiro) sem reboco e no contra piso, abrigando em média oito pessoas neste espaço. Vide abaixo:

TIPO DE MORADIA

Alugada............................................23%

Própria.............................................71%

Financiada........................................2%

Cedida.............................................. 4%

Fonte: Ficha de matrícula

É considerável o número de adolescentes que moram com os pais, mas também é considerável o número de mulheres que assumem a responsabilidade de serem provedoras da família, confirmando um alto índice de famílias monoparentais. Vide abaixo:

CONVIVÊNCIA FAMILIAR

Pais...................................................49%

Pai.......................................................4%

Mãe...................................................37%

Outros..............................................10%

Fonte: Ficha de Matrícula

Constata-se que os adolescentes atendidos pelo projeto estão inseridos em famílias de baixa renda, e que esta renda em sua maioria, é obtida de maneira informal. São 91% que se inclui na linha da pobreza e isto demanda o adolescente a trabalhar para ajudar a compor o orçamento doméstico. Vide abaixo:

RENDA FAMILIAR

Salário mínimo................................59%

Salário e 1/2......................................6%

2 Salários...........................................9%

Sem renda fixa................................26%

Fonte: Ficha de Matrícula

5. Considerações Finais:

Embora o nome fantasia do projeto “GUARDA MIRIM AMBIENTAL” remeta ao entendimento de um empreendimento voltado exclusivamente para o tema do Meio Ambiente, o mesmo não negligencia na inserção do eixo temático da CIDADANIA, essa envolvendo vários saberes.

É importante ressaltar que apesar de ser uma ação iniciada no ano de 2007, já é possível a identificação de resultados na formação de um caráter cidadão, tendo em vista a grande participação qualitativa nos serviços voluntários e na organização de núcleos de produção das oficinas de papel reciclado e de artes manuais (customização de moda) com os adolescentes e seus familiares.

O alcance social deste projeto nos leva a acreditar que o investimento nas políticas de apoio ao adolescente e a juventude são sem sombra de dúvidas iniciativas eficazes que combatem a marginalização desse público desfavorecido de oportunidades.


Natal/RN, em 26 de Agosto de 2009

Túlio César Alves de Oliveira – Maj. PM

Cmt da CIPAM

Fonte: imagem/texto Maj PM Túlio

Um comentário:

Jorge Gerônimo Hipólito disse...

13 e 14 de Junho de 1992 – Cidade do Rio de Janeiro, onde representantes dos quatro cantos do planeta se reuniram e acordaram sobre a necessidade de mudança de comportamento na busca pelo desenvolvimento sustentável. O resultado da conferência possibilitou a Agenda 21. Talvez, estejamos ainda engatinhando, no entanto, sem problemas, pois, imprescindível será o envolvimento. Na minha opinião quanto mais falarmos sobre educação ambiental, melhor será para a conscientização das nossas crianças, especialmente, aqueles que são responsáveis por elas. O Rio Grande do Norte pelo que se vê, está se esforçando nesse sentido.